top of page

Trump diz que EUA começarão ataques por terra contra cartéis de drogas no México

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Presidente norte-americano diz que cerca de 300 mil pessoas morrem por ano no país em razão do narcotráfico

Foto: YouTube @TheWhiteHouse / Reprodução
Foto: YouTube @TheWhiteHouse / Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira (8) que vai iniciar ataques por terra contra cartéis de drogas. Desde o ano passado, o Exército norte-americano realiza ofensiva contra o narcotráfico no Pacífico e no Caribe.


— Eliminamos 97% das drogas que entram por via marítima e agora vamos começar a atacar por terra os cartéis. Os cartéis estão controlando o México. É muito, muito triste ver o que aconteceu neste país — disse Trump em entrevista exibida na noite de quinta-feira à Fox News.


Trump argumenta que a atuação dos cartéis no país vizinho está matando entre 250 e 300 mil pessoas por ano nos Estados Unidos.


Embora o governo mexicano tenha reforçado a cooperação na fronteira e extraditado, em 2025, dezenas de chefes do narcotráfico para os Estados Unidos, a presidente Claudia Sheinbaum afirmou inúmeras vezes que não aceita qualquer tipo de intervenção militar estrangeira no país.


Após o ataque na Venezuela que foi realizado com a captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Trump disse que ele ofereceu várias vezes a Sheinbaum ajuda para combater os cartéis. Ela recusou todas as ofertas norte-americanas.

O México, no entanto, condenou a intervenção na Venezuela. Sheinbaum chegou a pedir que a Organização das Nações Unias (ONU) impedisse um "derramamento de sangue" no país venezuelano.


"Doutrina Donroe"

Trump também esclareceu sobre "Doutrina Donroe", termo que seus apoiadores criaram para descrever política externa.


— Basicamente significa segurança para esta parte do mundo. E sim, quero dizer, é bem simples: não queremos drogas entrando no nosso país — declarou.

O republicano prosseguiu a explicação com críticas aos ex-presidentes Joe Biden e Barack Obama.


— Não queremos pessoas ruins entrando no nosso país, como aconteceu durante quatro anos sob o governo Biden, que foi o pior presidente da história do nosso país, horrível. Tivemos outros presidentes ruins. Deixa eu te contar, Obama foi um presidente terrível.


Fonte: GZH

 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page