URI Santiago realiza o primeiro abastecimento com Etanol produzido na universidade
- Saimon Ferreira
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
O combustível, produzido no campus dentro do projeto "Química Verde", é resultado de um processo inovador que transforma trigo, milho, sorgo e triticale em etanol de alta qualidade

Na tarde de terça-feira (25), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus Santiago deu um importante passo na direção de um futuro mais sustentável.
O coordenador do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), Professor Higor Machado, juntamente com a Professora Clarissa Obem dos Santos, realizaram o primeiro abastecimento de um veículo da universidade com etanol produzido dentro do Projeto Química Verde.
O combustível é resultado de um processo inovador que transforma culturas amiláceas, como trigo, milho, sorgo e triticale, em etanol de alta qualidade.
O Projeto Química Verde, desenvolvido na Usina de Etanol da URI Santiago, busca não apenas uma alternativa aos combustíveis fósseis, mas também impulsionar a produção de biocombustíveis sustentáveis, através de um processo enzimático que otimiza o rendimento da produção de etanol.
O etanol gerado possui 93% de pureza e já está sendo utilizado para abastecer os veículos da Universidade, sinalizando um avanço significativo na busca por soluções energéticas mais limpas e eficientes.
Sustentabilidade e Inovação ao alcance de todos
O projeto, aprovado no edital Techfuturo pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SCIT), integra a missão institucional da URI de promover o desenvolvimento sustentável da região do Vale do Jaguari. Segundo o Prof. Higor Machado, a iniciativa não se limita à produção de etanol.
- Ela é um marco na busca por tecnologias limpas e renováveis, essenciais para minimizar o impacto ambiental causado pelos combustíveis fósseis e contribuir com a sustentabilidade da região -, comenta o coordenador do PMTVJ.
Além disso, a equipe multidisciplinar, formada por professores, técnicos e estudantes de diversas áreas, está contribuindo para a inovação no setor energético, com foco na formação de novos conhecimentos e capacitação de produtores locais, técnicos e empresários para a produção de etanol.
O Prof. Higor Machado, ressalta que, além de melhorar a produção de etanol, a iniciativa também visa promover a capacitação de toda a cadeia produtiva do biocombustível.
À medida que o projeto avança, ele também abre portas para novos investimentos em tecnologias limpas e para a criação de uma cadeia produtiva robusta que poderá impactar positivamente a economia do Vale do Jaguari e outras regiões do Rio Grande do Sul.
Com a URI Santiago à frente dessa transformação, a universidade reafirma seu compromisso com a inovação, a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a conexão entre o conhecimento acadêmico e a necessidade de soluções práticas para os desafios ambientais e energéticos do futuro.
Comments