top of page

Verão começa neste domingo (21/12)

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

No Estado estação inicia úmida em dezembro, favorece a safra em janeiro, tem fevereiro mais seco e retorna com chuvas expressivas em março

Foto: Fernando Dias/Seapi
Foto: Fernando Dias/Seapi

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente neste domingo (21), às 12h03, no horário de Brasília, e se estende até o dia 20 de março de 2026, às 7h46. No Rio Grande do Sul, a estação deve apresentar chuvas abaixo da média ao longo do período, segundo o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flávio Varone.


De acordo com o especialista, o início do verão será marcado por elevada umidade. No final de dezembro, são esperadas muitas nuvens e pancadas de chuva em grande parte do Estado. Esse cenário deve beneficiar áreas onde o plantio da safra de verão está começando, embora possa causar prejuízos em regiões onde a semeadura já foi realizada. Por outro lado, as chuvas devem contribuir para a recuperação dos níveis dos reservatórios em todas as regiões gaúchas.


Para o mês de janeiro, a previsão indica chuvas regulares e boa distribuição, mesmo com volumes abaixo da média histórica. Segundo Varone, não é esperada falta significativa de umidade, o que tende a favorecer o desenvolvimento das culturas de verão. As temperaturas mais elevadas, com máximas acima dos 30 graus, aumentam a evaporação e a evapotranspiração das plantas, mas o balanço entre chuva e perda de umidade não deve resultar em grandes prejuízos à produção agrícola.


Já fevereiro deve ser o mês mais seco do verão no Estado. A previsão aponta para períodos curtos de estiagem, variando entre 15 e 20 dias, o que pode impactar principalmente culturas como a soja, que demanda maior disponibilidade hídrica nesse estágio de desenvolvimento. As chuvas devem ocorrer de forma mais espaçada, aumentando o risco de estresse hídrico em algumas regiões.

No final da estação, a partir do fim de fevereiro e ao longo de março, a tendência é de retorno de chuvas mais expressivas, o que pode aliviar os efeitos do período mais seco anterior.


Em relação às temperaturas, a expectativa é de máximas frequentes acima dos 30 graus durante todo o verão. Não são previstas ondas de calor prolongadas, com vários dias consecutivos próximos dos 40 graus, embora picos pontuais possam ocorrer em dois ou três dias. Segundo Varone, esse comportamento térmico está dentro da normalidade para a estação.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação



 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page