Escolas da rede estadual devem receber uniformes dos alunos até março, aponta governo
- há 21 horas
- 2 min de leitura
Conforme a Seduc, distribuição tem foco nos 100 mil novos estudantes; instituições relatam que ainda não receberam as peças

O ano letivo de 2026 começou nesta quarta-feira (18) nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Com o início das aulas, vem a expectativa pelos uniformes escolares que serão fornecidos aos cerca de 100 mil estudantes que ingressam na rede.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) garante que 1,2 mil instituições já receberam as peças, o que corresponde a mais da metade da rede de ensino, composta por 2,3 mil escolas. A distribuição começou em janeiro, conforme a Seduc, que não informa quais municípios ou regiões já receberam a remessa.
A projeção do governo é de que todas as instituições recebam os uniformes para os novos alunos até março. O Cpers, sindicato que representa professores e funcionários da rede, no entanto, afirma que as escola ainda não receberam os uniformes referentes ao ano letivo de 2026.
Dificuldades com as remessas
Diretores de escolas contatadas por Zero Hora, afirmam que ainda estão chegando peças encomendadas em 2025. É o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Portinari, localizada no bairro Menino Deus, e do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana, ambas em Porto Alegre.
— Houve uma grande leva de pedidos durante o ano passado e a gente não recebeu mais. Então, agora, no começo do ano, vieram mais de 4 mil peças referentes a esses pedidos que os alunos fizeram no ano passado — detalha a diretora do Julinho, Paola Cavalcante Ribeiro.
A Seduc informa que foram “zeradas” as entregas correspondentes ao ano passado e que o foco das primeiras entregas do ano está nos novos alunos. Conforme a Seduc, as informações foram encaminhadas por ofício aos diretores no início do mês.
Distribuição pelas escolas
As peças de 2026 são iguais às do ano passado, de acordo com a Seduc. Os kits incluem 10 peças:
três camisetas de manga curta
duas de manga comprida
duas calças
uma bermuda
um moletom
uma jaqueta
Sobre a logística de distribuição dos uniformes, se repetem dificuldades apontadas em 2025, primeiro ano da iniciativa de distribuição de uniformes escolares pelo governo estadual.
Diretores apontam que as entregas podem se estender por todo o mês de março e citam como principal motivo a falta de profissionais para fazer a separação dos materiais por tamanhos, a montagem dos kits, a entrega aos alunos e o cadastro no sistema.
Uma novidade anunciada pelo governo do RS para este ano é a oferta de uniformes também para os professores. As entregas começarão no final de fevereiro, segundo a Seduc.































Comentários