top of page

Projeto Arborização+Segura entra em nova etapa em Santiago, com doação de mais 300 mudas

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 56false07 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
  • 4 min de leitura

Trabalho é realizado para substituir vegetação que representa risco à distribuição de energia elétrica e à população por outras adequadas ao espaço

Foto: Sérgio Stock
Foto: Sérgio Stock

A RGE está implementando uma nova etapa do Projeto Arborização+Segura, em Santiago. Desde 2021, mais de 1360 unidades de árvores foram plantadas e outras 300 mudas foram doadas para o município, a fim de preparar os ambientes para a supressão dos vegetais que estão em contato com a rede elétrica. Além da segurança da própria distribuição de energia, a iniciativa também representa um cuidado com a segurança da população, uma vez que as unidades que serão retiradas não estão em condições adequadas àquele espaço.

 

“Este projeto é muito importante para a cidade de Santiago, pois por meio desta parceria com o poder público estamos melhorando as condições do fornecimento elétrico, à medida que efetuamos a substituição de árvores de grande porte por exemplares adequados ao passeio público. As ações preveem o plantio de árvores que não estarão em conflito com a rede elétrica, diminuindo ocorrências de desarme por causa vegetal.”, destaca o Consultor de Negócios da RGE, José Pedro Ortiz Santiago.

 

Como Funciona o Projeto Arborização+Segura - Primeiro a RGE disponibiliza um catálogo de mudas para que as próprias prefeituras escolham as espécies mais adequadas. Em parceria com a área de meio ambiente da concessionária, levando em conta o porte da árvore e o local de plantio. Em regiões mais afastadas da rede e com espaços maiores, são executados plantios de árvores mais robustas. Já nos locais que se encontram debaixo ou próximos da rede, apenas vegetação de menor porte.

 

Depois, a distribuidora faz o levantamento das árvores que apresentam maior nível de criticidade para interferência e os exemplares são substituídos, com a devida autorização da prefeitura. As equipes da RGE ficam responsáveis pela supressão da árvore, remoção das raízes e conserto da calçada.

 

Cuidados - Além de manter o projeto, a RGE faz, ainda, um alerta à população, para que busque se informar sobre o porte das árvores e a possibilidade de interferência nas questões urbanas, antes de fazer plantios por conta própria. “Muitos moradores plantam árvores nas vias públicas de forma desordenada e sem o devido conhecimento, causando interferências nas redes e até a necessidade de futuras podas ou substituições de árvores. O cuidado prévio da população evita esse tipo de interferência e ainda ajuda na preservação do ambiente”, sugere Mônica Leite, Coordenadora de Meio Ambiente da RGE.

 

Outras dicas de segurança:


·         Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.

 

·         Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa. 

 

·         Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.

 

·         Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.

 

·         A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

 

·         Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.


Sobre a RGE - Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

 

Os investimentos feitos pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

 

Sobre a CPFL Energia - Com 113 anos de atuação, a CPFL Energia é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, com presença nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Atende cerca de 10,7 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, sendo a maior distribuidora do país em volume de energia fornecida, com mais de 13% de participação no mercado nacional.

 

Na geração, possui 4.226 MW de capacidade instalada, 100% proveniente de fontes renováveis. A companhia opera ainda 6.400 km de linhas de transmissão e 88 subestações. Por meio da CPFL Soluções, oferece soluções integradas em energia, como comercialização, gestão, eficiência, infraestrutura e geração distribuída.

 

Com ações listadas no Novo Mercado da B3, a CPFL também se destaca por seus investimentos sociais nas áreas de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL. Desde 2017, faz parte da State Grid, maior empresa de energia elétrica do mundo.


Fonte: Sérgio Stock



 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page