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RS manterá a regra que permite que alunos passem de ano mesmo reprovando em até quatro disciplinas; entenda

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 21 de out.
  • 2 min de leitura

A partir do primeiro trimestre, estudantes da rede estadual em progressão parcial devem participar de reforços individualizados

Foto: André Ávila / Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS

O governo do Rio Grande do Sul anunciou que, em 2026, continuará valendo a regra de progressão parcial para os alunos da rede estadual. De acordo com a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, a medida permitirá que os estudantes avancem de etapa escolar mesmo com reprovações em até quatro disciplinas, desde que essas matérias pertençam a no máximo duas áreas de conhecimento.


A política, instituída pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em 2024, visa proporcionar flexibilidade ao sistema educacional, permitindo que os alunos reprovados realizem "estudos complementares" durante o ano seguinte para recuperar o conteúdo não aprendido, sem comprometer o seu avanço escolar.


Embora a progressão parcial tenha gerado discussões entre educadores, a Seduc mantém que a prática não configura uma "aprovação automática". Stefanie Eskereski ressaltou que o modelo será acompanhado de perto e que os alunos que não atingiram a média exigida serão monitorados por meio de reforços individualizados, com avaliações diagnósticas e planos personalizados de estudo. A secretaria também se comprometeu a fornecer materiais de apoio durante as férias para garantir que os alunos possam recuperar suas lacunas de aprendizagem.


Além disso, a Seduc manterá em 2026 a regra que permite a aprovação de alunos com mais de 25% de faltas, desde que sejam realizados estudos compensatórios para compensar as aulas perdidas. Esse modelo busca manter o vínculo com alunos que enfrentam dificuldades pessoais, como problemas de saúde ou questões familiares, que impactam sua frequência escolar.


Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no estado, o modelo de progressão parcial também pode impactar positivamente as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao elevar a taxa de aprovação nas escolas estaduais.


O modelo continuará em vigor para 2026, mas a Seduc promete divulgar orientações complementares para as escolas no final deste ano.


Fonte: Seduc

 
 
 

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